CIÊNCIA & TECNOLOGIA NO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017

Uma Análise Crítica factual dos aspectos considerados mais relevantes do OE para 2017 no que respeita à Ciência e Tecnologia é apresentada aqui.

Um Quadro Comparativo de valores orçamentados (RECEITAS) para os anos de 2014, 2015, 2016 e 2017, respeitantes às Instituições Públicas Financiadoras e Executoras de Actividades de I&DE, pode ver-se aqui.

Este Quadro comparativo deve ser visto com cuidado de forma a evitar conclusões que não correspondem à realidade da situação orçamental do sector público da I&DE. Nesse sentido importa ter em atenção as Observações feitas aqui.

Um outro Quadro apresenta a evolução, entre 2014 e 2017, das fontes de financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. no que respeita a origens e montantes (aqui).

Anda no que respeita à FCT, analisam-se com algum pormenor as despesas orçamentadas na proposta de OE 2017 (aqui).

Finalmente mostra-se um quadro comparativo das dotações dos ainda subsistentes Laboratórios do Estado, indicando origens e montantes das dotações orçamentadas (aqui).

Todos os dados apresentados foram retirados dos documentos oficiais que podem ser vistos no site internet da Direcção Geral do Orçamento. As análises são da responsabilidade da OTC.Agradece-se aos associados o envio pelos canais habituais (email ou directamente via site da OTC) de todos os comentários e correcções que entendam dever fazer.

5 de Fevereiro de 2017