otcORGANIZACÃO DOS TRABALHADORES CIENTÍFICOS

O PRESENTE E O FUTURO DO INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE DR. RICARDO JORGE

A OTC foi solicitada pelo Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, Deputado José de Matos Rosa, a participar na Audição, requerida pelo PCP,aprovada em reunião da Comissão, cujo objectivo é «esclarecer o presente e o futuro do Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge».

A Audição realizou-se no passado dia 24 de Maio e, a par da OTC, foi ouvida também a Associação dos Bolseiros de Investigação Científica. A questão que se coloca ― o futuro do Instituto Nacional de Saúde, laboratório do Estado ― é de importância nacional e insere-se, naturalmente com as especificidades próprias do domínio de competências e de funções que são as suas, na problemática mais vasta do sector dos Laboratórios de Estado que vêm sendo objecto de políticas erradas ao longo de mais de vinte anos. Este é um sector do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia sistematicamente descurado pelos poderes públicos, quer pelo poder legislativo quer pelo poder executivo, que parecem ignorar o que são e para que servem estas instituições, que papel lhes cabe no desenvolvimento económico e social do País, e na defesa e salvaguarda da própria soberania nacional.

A delegação da OTC integrou a colega Teresa Pinheiro, membro da Direcção, o colega João Lavinha, um dos nossos mais antigos associados, e Frederico Carvalho, Presidente da Direcção. A intervenção inicial esteve a cargo deste último e pode ser lida aqui. O documento de apoio á intervenção da OTC pode ser vista aqui. O conjunto das intervenções que tiveram lugar no decurso da Audição pode ser ouvido e visionado através do link http://www.canal.parlamento.pt/?cid=2007&title=audicao-conjunta-da-organizacao-dos-trabalhadores-cientificos-e-da-ass.