Dia Mundial da Água — 22 de Março de 2012

A água é um bem escasso. Milhares de milhões de seres humanos sofrem de grave carência de água potável. As condições de vida, a esperança de vida e as perspectivas de um futuro de paz e de bem-estar dessa enorme massa depende de alterações radicais nas sociedades actuais dominadas por interesses egoístas que aparentam não dar conta da iminência do desastre global para onde conduzem o mundo por acção e omissão.

A água é um bem público e como tal tem de ser considerada por quem vê o nosso mundo — parafraseando Saint Exupéry — como “ a Terra dos Homens”. De todos nós.

 

Imagem extraída de: "Water in the West Bank and Gaza"
©ANERA Reports on the ground in the Middle East Volume 2 | Mar2012

Neste dia importa chamar a atenção para o texto alusivo da Associação Água Pública de que retiramos o excerto seguinte

O Dia Mundial da Água (DMA)

 

A instituição de um Dia Mundial da Água foi proposta em 1992, na Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro, pela enorme importância da água na realização dos seus objectivos.

No ano seguinte a Assembleia das Nações Unidas declarou o 22 de Março como Dia Mundial da Água.

Desde então, em cada ano, uma das Agências das Nações Unidas, rotativamente, assegura a comemoração e prepara de documentação temática e outros materiais de apoio para sensibilização, estudo, eventos e acções em todos os Estados membros.

Neste ano de 2012, a liderança coube à FAO (Organização para a Alimentação e

Agricultura) e o tema escolhido foi "Água e Segurança Alimentar".

O objectivo da instituição do Dia Mundial da Água foi incentivar a aplicação pelos Estados das recomendações das Nações Unidas sobre a água e a solução dos problemas já diagnosticados, motivando também os cidadãos em geral para a participação nessa área.

No entanto, hoje o 22 de Março é marcado principalmente pelos conflitos em torno da privatização da água, os problemas agravam-se e as políticas da água nos Estados desenvolvem-se à margem das recomendações das Nações Unidas e mesmo em incumprimento de Resoluções da sua Assembleia Geral.

 

(Associação Água Pública, COMUNICAÇÃO SOBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA 22 DE MARÇO DE 2012)