
“ENCONTRO DE CIENTISTAS 2015”
No passado dia 2 de Junho teve lugar em instalações do ICS-Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa—Laboratório Associado, o “ENCONTRO DE CIENTISTAS 2015”, iniciativa conjunta de várias associações científicas e outras organizações representativas da comunidade científica nacional, algumas de carácter sindical ou para-sindical (ABIC, SNEsup, FENPROF). O Encontro envolveu uma sessão plenária com o tema “Avaliação e financiamento do sistema científico: que futuro(s)?”. À tarde, os trabalhos desdobraram-se em duas sessões paralelas que trataram dos temas “Emprego científico: para além da precariedade” e “Ciência e sociedade, um debate pela relevância”. A sessão plenária da manhã abriu com a conferência “Science and Crisis”, proferida pelo físico italiano Francesco Labini, do Centro Enrico Fermi e do Instituto para Sistemas Complexos do CNR-Consiglio Nazionale delle Ricerche, de Roma.
A convite da organização, Frederico Carvalho, Presidente da Direcção da OTC e Vice-presidente do Conselho Executivo da Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos (Paris), interveio na sessão da tarde “Emprego científico: para além da precariedade”. A intervenção pode ser vista aqui.
Importa dizer que o debate de ideias que o Encontro proporcionou foi proveitoso. É importante prosseguir em outros momentos e iniciativas, um esforço sério de análise e proposta, a respeito da situação que se vive entre nós mas também lá fora, no que ao trabalho científico diz respeito, dando o necessário relevo, naturalmente, à situação dos trabalhadores científicos, mas também colocando ênfase nos aspectos estratégicos e nas prioridades que deverão marcar as políticas científicas nacionais e a cooperação entre estados e agrupamentos regionais, num quadro que torne possível um desenvolvimento global sustentável do planeta.
No final do Encontro, foi apresentado o documento “Reflexões Finais” que aqui divulgamos.