IA & ROBÓTICA

Vídeo já disponível

MESA REDONDA-DEBATE

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & ROBÓTICA –   ACTUALIDADE E FUTUROS IMPACTES SOCIAIS

A OTC-Organização dos Trabalhadores Científicos levou a cabo no passado dia 28 de Março uma Mesa-Redonda sobre “Inteligência Artificial & Robótica — Actualidade e futuros impactes sociais“, que decorreu no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Foi abordado um domínio em que os avanços do conhecimento e as consequentes aplicações tecnológicas ocorrem a um ritmo acelerado. Entende-se a urgência de dar a conhecer a sua evolução e trabalhar a análise quer dos impactes sociais que lhe estão associados quer das questões que levantam no plano da Ética e da Moral. De acordo com a sua vocação e especificidade próprias, a OTC dirige-se a uma comunidade científica multifacetada procurando ao mesmo tempo contribuir para o esclarecimento das cidadãs e cidadãos comuns sobre questões actuais do foro científico com claro impacte social.

Intervieram na Mesa-redonda, a convite da OTC, três investigadores que se têm distinguido em diferentes domínios da problemática que se desejava abordar: a Profª Doutora Margarida Mano, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, o Prof. Doutor Luiz Moniz Pereira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e o Inv. Doutor Frederico Gama Carvalho, do ex-Instituto Tecnológico e Nuclear, actualmente inserido no Polo de Loures do Instituto Superior Técnico. Os oradores convidados debruçaram-se, pela ordem indicada, sobre os seguintes temas:

  • As problemáticas, ameaças e oportunidades que a Inteligência Artificial coloca nos diferentes sectores das Políticas Públicas em Portugal (Educação, Saúde, Defesa e Segurança, Economia e Ambiente) — Margarida Mano;
  • A problemática da Ética para Máquinas, e algumas suas questões salientes para a sociedade, nomeadamente, quanto à filosofia moral; jurisprudência e regulamentação; ensino e aprendizagem da moral; software eticamente seguro; e aplicações — Luís Moniz Pereira;

Finalmente,

  • As diferentes aplicações da IA e da Robótica, para fins militares mas também fins pacíficos, aquelas corporizadas nos sistemas de armas autónomas — em inglês, “LAWS: Lethal Autonomous Weapons Systems” — e, ainda, as implicações da aplicação de implantes electrónicos cerebrais — Frederico Carvalho.

Às três apresentações seguiu-se um debate animado com questões levantadas pela assistência relacionadas, em particular, com as implicações na organização social e na legislação do trabalho; questões éticas e morais decorrentes da utilização de máquinas, robots ou software, em substituição do homem; e, ainda, as aplicações bélicas da IA e da Robótica em teatros de guerra.

A sessão, que terminou pelas 18h30, foi gravada, prevendo-se que seja posta em linha brevemente. Seguiu-se-lhe a Assembleia Geral da OTC de 2018

Nos últimos anos a OTC vem promovendo regularmente Mesas Redondas seguidas de Debate público, procurando abordar, alternadamente, questões de impacto global, como alterações climáticas, energias alternativas ou a ocorrência de fenómenos sísmicos, e questões relacionadas com as condições de carreira dos trabalhadores científicos e as situações vividas nos centros de investigação e instituições de ensino superior em Portugal.

1 Trackback / Pingback

  1. IA & Robótica – Vídeo – OTC

Comments are closed.