NOTÍCIA – UNL

Luís Moniz Pereira, Professor Emérito da Universidade Nova de Lisboa

Temos boas razões para saudar o reconhecimento formal do mérito daquele que é um dos mais notáveis investigadores portugueses no domínio da Inteligência Artificial, por parte da Escola a que o liga uma carreira profissional de mais de quatro décadas. Boas razões em que, pelo que nos toca directamente, se destaca a de Luís Moniz Pereira ter aceite integrar a primeira Direcção eleita da Organização dos Trabalhadores Científicos no já distante ano de 1980, afirmando-se até hoje ― permita-se que o digamos ― como “um dos nossos”, já que volta a integrar os Órgãos Sociais da OTC eleitos em Março deste ano de 2021.

É um curriculum longo e notabilíssimo, o seu, nessa “terra incógnita”, domínio científico pluridisciplinar de extrema importância para o futuro da vida em sociedade, domínio em que se notabilizou e lhe trouxe o reconhecimento dos seus pares, lá fora, no plano internacional, e também entre nós. Em Moniz Pereira, intelectual de primeira água, vemos o professor, o investigador, o divulgador de ciência, com marcadas preocupações sociais e uma visão esclarecida dos caminhos que importa seguir para garantir estabilidade e justiça social num mundo em rápida mutação.

Nos termos do disposto no Despacho Reitoral nº 5428/2017, de 26 de Maio de 2017, o título de Professor Emérito da Universidade Nova de Lisboa é concedido, “a título excepcional, aos professores catedráticos, aposentados, reformados ou jubilados, cuja contribuição para a actividade da sua unidade orgânica seja reconhecida de mérito especialmente relevante.”[i]

A proposta de concessão do título a Luís Moniz Pereira, da iniciativa do Departamento de Informática da Escola, recolheu o apoio unânime do Colégio de Directores da NOVA, depois de ter tido também o apoio unânime do Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Conselho de Departamento do Departamento de Informática.

Ainda nos termos do citado Despacho, houve que justificar a proposta mediante a elaboração de um relatório que fundamentasse a decisão. O relatório pode ser visto aqui.

A página profissional de Luís Moniz Pereira pode ser encontrada em https://userweb.fct.unl.pt/~lmp/

[i] Despacho n.º 5428/2017 “Professores aposentados, reformados, jubilados e eméritos”, Diário da República n.º 118/2017, Série II de 2017-06-21.