1969-Um grupo de trabalhadores científicos começou a reunir-se com o objectivo de lançar uma organização de trabalhadores científicos.
1970-Essas reuniões levaram à realização de colóquios na Ordem dos Engenheiros, e à constituição de uma primeira comissão promotora de uma Associação Portuguesa de Trabalhadores Científicos. Não teve continuidade.
1973-Reinício de actividades do grupo inicial, ligado à Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos (FMTC).
18/5/74-Trabalhadores da Faculdade de Letras de Lisboa e Instituto de Alta Cultura convocam uma Assembleia Geral para discussão de problemas ligados à actividade científica.
28/5/74-Realiza-se outra Assembleia Geral, no Lab. Nac. de Engª. Civil, convocada inicialmente para 9/5 pelo grupo ligado à FMTC. É eleita uma Comissão pro-sindical.
Picture Elements, Inc. ISE/SSE
Recorte do Diário de Notícias de 15 de Fevereiro de 1975
31/5/74-Em Assembleia Geral na Faculdade de Letras unificam-se os dois movimentos. Reorganiza-se a Comissão, que recebe o encargo de preparar um Encontro Nacional de Trabalhadores Científicos.
29/6/74-Realiza-se o Encontro na Faculdade de Medicina de Lisboa. É aprovada a proposta anexa e eleita uma Comissão Nacional Pró-Organização dos Trabalhadores Científicos: Zilda Gama Carvalho, Eugénio Leitão, Isabel Moita e José Gaspar Teixeira, e os seguintes representantes da zona Sul: Miriam Halpern Pereira, Adelaide Figueira Moreira, Fernando Nunes Correia e Luís Lindley Cintra.
17/7/74-Os trabalhadores científicos da zona Norte elegem os seus representantes na Comissão Nacional: Armando de Castro, Aida Roque da Silva, Luís Oliveira Dias e Cândida Pacheco.
18/7/74-Eleição dos representantes da zona Centro: Pedroso de Lima, Jorge Paiva, Maria Emília Saraiva, José Luís Cabral.
Julho a Novembro – A Comissão reúne periodicamente, estabelece contactos com entidades governamentais e obtém o seu reconhecimento oficial.
-Estabelece-se contactos nos diversos locais de trabalho e alcança-se progressivamente o alargamento da Comissão, que tem reunido semanalmente para preparar um 2º Encontro Nacional.
-Participação nas Jornadas Democráticas (Secção “Ensino e Cultura”, subsecção “Investigarão cientifica e técnica”).
-Participação crítica na reunião convocada pela Secretaria de Estado dos Assuntos Culturais e Investigação Cientifica para reestruturação do I.A.C.
-Elaboração e difusão dos documentos “Sobre as linhas gerais de acção da Organização dos Trabalhadores Científicos” e “A Organização dos Trabalhadores Científicos nos locais de trabalho”.
19/11- Em reunião da Comissão (zona Sul) fica estabelecido, em princípio, sujeito a confirmação dos colegas do Norte e Centro, a realização do 2º Encontro a 14 de Dezembro, para institucionalização da OTC.