Hidrologia em África (FMTC—UNESCO)

     

 

Formação em hidrologia em parceria com a UNESCO

Esta apresentação, intitulada “Formação em Hidrologia em parceria com a UNESCO”, descreve um projecto que se seguiu a um fórum realizado em Yamoussoukro, capital da Costa do Marfim, em Julho de 2014. África é uma das prioridades da UNESCO. A Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos (FMTC) é parceira oficial da UNESCO [1]. Um Comité de Ligação ONG-UNESCO, composto por dez membros eleitos de dois em dois anos, é responsável pela organização dos fóruns (em princípio dois por ano). Desde o início dos anos 2000, um grupo de ONGs denominado Comissão Programática conjunta sobre Ciência e Ética (CPM-SE) tem vindo a trabalhar sobre as questões da água e da bioética. Josette Rome-Chastanet, membro do Secretariado Internacional da FMTC, foi a principal impulsionadora do trabalho sobre a água. “A África não tem falta de água” – repetia insistentemente, apoiada em documentos científicos – “tem falta de engenheiros hidrólogos… e não apenas homens, mas mulheres também.”

As condições estavam, assim, reunidas em 2012 para mobilizar um grande número de participantes em África em torno deste tema. Durante os dois anos de preparação do Fórum, cerca de 40 ONG’s mobilizaram-se para assegurar o seu sucesso. O Fórum intitulava-se “Acesso à água para todos em África – Um direito humano fundamental”. O evento, acolhido pelo Presidente da Câmara de Yamoussoukro, presidido pelo Primeiro-Ministro da Costa do Marfim e com a presença da Embaixadora da Costa do Marfim junto da UNESCO, Senhora Houphouët Boigny, foi um êxito, reunindo uma assistência numerosa de 400 a 500 participantes. Concluiu-se com o Apelo de Yamoussoukro: “FAÇAMOS COM QUE ACONTEÇA! DAS PROMESSAS À ACÇÃO!” [2] Não foi fácil chegar a acordo sobre o título nem sobre o conteúdo do apelo. Todos os Estados-Membros da UNESCO receberam e aprovaram o apelo. Dez ONG’s decidiram agir.

Estes anos de envolvimento da FMTC deram frutos em termos de conhecimento mútuo e de estima entre os responsáveis [3], a tal ponto que a ideia de uma parceria duradoura FMTC-ONG’s nasceu no Chade. Esta parceria está atualmente a ser criada.

________________________________________________________________

[1] A UNESCO conta actualmente com 424 ONG’s em relação de parceria oficial.
[2] Apelo traduzido para as seis línguas oficiais da UNESCO.

[3] No que respeita à FMTS: Madagascar, Mali e Chade.