A OTC, Organização dos Trabalhadores Científicos, é uma organização sem fins lucrativos que se dirige a todas e a todos aqueles envolvidos directa ou indirectamente em actividades de investigação científica. Fundada entre 1974 e 1979 (ano do seu reconhecimento legal), surgiu como resultado de um amplo movimento de trabalhadores científicos que sentiam a necessidade de uma maior valorização da sua profissão e do seu papel social, com o objectivo de defender e estimular, na medida das suas possibilidades, a actividade científica em Portugal, colaborar na elaboração de uma política científica nacional, e lutar por uma correcta aplicação da Ciência ao serviço do povo Português e, à escala mundial, ao serviço da Paz, do progresso, e da cooperação entre os povos.
Não somos uma associação sindical nem uma sociedade científica. A OTC distingue-se destas porque não se assume como agremiação fundada para a defesa dos interesses laborais dos seus aderentes, embora não ignore, nem deixe de procurar intervir na problemática específica das condições em que é exercida a actividade dos trabalhadores científicos. Distingue-se, também, de uma sociedade científica pois os seus interesses são abrangentes, alargando-se a todas as áreas do conhecimento, dando particular relevo às questões globais que se colocam ao planeta, cujo futuro depende da capacidade do homem para promover um desenvolvimento sustentável.
A OTC procura contribuir para tornar viva e actuante a responsabilidade social dos cientistas e outros trabalhadores científicos, seguindo o exemplo de grandes figuras do passado como Albert Einstein ou Joseph Rotblat.
Desde o início da sua existência que a OTC tem sempre trabalhado nesse sentido, começando por, nos anos 80, contribuir significativamente para a instituição de uma carreira de investigação científica, inexistente até então, a qual ainda hoje se mantém com a estrutura e principais características da carreira docente universitária.
Em março de 1981, a OTC aderiu à Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos, e tem, desde então, participado regularmente na vida da FMTC.
Hoje, com um número de membros filiados activos que vem aumentando regularmente ao longo dos últimos anos, esperamos poder continuar o trabalho que sempre desenvolvemos desde o dia em que foi criada a OTC.