NOTÍCIA MESA REDONDA

MESA-REDONDA  “ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS”

 

 

No passado dia 30 de Março teve lugar a Mesa Redonda sobre o tema “Alterações climáticas: Que desafios para a comunidade científica em Portugal?”, organizada pela Organização dos Trabalhadores Científicos (OTC), que contou com a presença dos especialistas da comunidade científica nacional,  Pedro Viterbo,  Director do Departamento de Meteorologia e Geofísica do IPMA; Carla Silva, Profª da FCUL e Manuel Collares Pereira, titular da Cátedra das Energias Renováveis da Universidade de Évora.

A Mesa Redonda contou com três intervenções, que abrangeram essencialmente três vertentes desta problemática, potencialmente desafiantes para a comunidade científica em Portugal, intituladas: “Alterações climáticas: O ano de 2015 e a consciência do mundo”, pelo Doutor Pedro Viterbo, Pegada carbónica nos transportes”, pela Profª Carla Silva e “As energias renováveis: vem aí uma revolução? A cátedra das energias renováveis da Universidade de Évora”, pelo Investigador Prof. Manuel Collares Pereira.

Após as intervenções de grande interesse científico, seguiu-se o debate muito participativo e vivo com a plateia que interpelou os oradores com questões pertinentes e de grande actualidade.

A Mesa-Redonda teve lugar no Auditório Adérito Sedas Nunes, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, gentilmente cedido pelo seu Presidente Prof. José Luís Cardoso.