OVGA

MÊS DA CIÊNCIA 2015

O Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA) é uma associação geológica, sem fins lucrativos, que se dedica à divulgação da vulcanologia, da sismologia, da geotermia e dos geoambientes, nomeadamente, os Açores. Além das actividades de divulgação, para o meio escolar e para o público em geral, o OVGA, estatutariamente, insere alguns laboratórios de pesquisa científica, em cooperação com entidades nacionais e estrangeiras. O OVGA insere-se na Rede de Centros de Ciência da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura.

Neste mês de Novembro de 2015, ano em que comemora também o seu 15º ano de vida, o Observatório, coordenado pelo Prof. Doutor Victor-Hugo Forjaz, leva a efeito um conjunto de actividades inseridas no “Mês da Ciência” conforme se refere na Nota de imprensa que nos chegou:

 Os diversos governos nacionais e regionais têm mantido 24 de Novembro de cada ano como o DIA RÓMULO DE CARVALHO – DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA.

Rómulo de Carvalho, um conhecido e respeitado Professor Metodólogo do Ensino Liceal (…), foi um dos maiores comunicadores nacionais no âmbito das Ciências e distinguiu-se também como poeta sob o pseudónimo de António Gedeão. Nos Açores contava com inúmeros admiradores, desde José Agostinho, o “Sábio das Ilhas”, a Frederico Machado, o “Homem dos Vulcões”, a Mendonça Dias, o “Homem dos Terramotos”, a Telles Palhinha, o “Homem das Plantas” etc., enfim, uma plêiade de intelectuais insulares encaminhados para as suas respectivas especialidades e que a comunicação social consultava sistematicamente.

Este ano o OVGA-Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, um dos nós da Rede de Centros de Ciência patrocinada pela Secretaria da Ciência e Tecnologia do Governo dos Açores, além de comemorar o Dia Rómulo de Carvalho com o lançamento de um livro de vulcanologia, está anunciando diversas outras iniciativas, dirigidas para a população e para visitantes.

Assim, no dia 09 de Novembro, segunda-feira decorre o DIA ABERTO-OPEN DAY, a iniciar pelas 09h30 e a terminar pelas 18h30 (com intervalo de almoço, das 12h30 às 14h00) em que as 2 áreas exposicionais do OVGA estarão abertas, gratuitamente e com a presença de técnicos disponíveis para explicações, esclarecimentos e outras divulgações no âmbito da mineralogia, da petrologia, da paleontologia, dos geoambientes e dos perigos naturais.

Realça-se que no OVGA existem belas colecções de minerais, de rochas e de fósseis de todo o mundo e que ali se encontra uma rara colecção de amostras do Vulcão dos Capelinhos bem como amostras de vulcões de referência, desde a Antárctida à Islândia, do Hawaii ao Japão, etc., etc.

Filmes, fotografias, livros e revistas também estarão ali expostos e até alguns poderão ser adquiridos a preços de impressão.

A segunda actividade de divulgação do OVGA ocorrerá no dia 12, na Ribeira Grande, com o lançamento de uma original carta sobre a costa daquele concelho do norte da ilha de S. Miguel.”

Mais informação sobre o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores pode ser encontrada aqui