“FUGA DE CÉREBROS”

“Fuga de Cérebros – retratos da emigração Portuguesa qualificada”

Rui Machado Gomes (coordenador), Bertrand Editora, 2015

“Fuga de Cérebros” é um livro de testemunhos individuais de protagonistas de um dos fenómenos mais perturbantes da sociedade Portuguesa contemporânea: a emigração qualificada. Estes migrantes são indivíduos entre os 25 e os 34 anos de idade oriundos do sistema científico ou do ensino superior. Representam porventura uma elite que numa abordagem global poderia ter aspectos positivos se os números do êxodo não fossem tão assustadores. Só entre 2012 e 2013 cerca de 40 000 indivíduos com elevada qualificação académica emigrou para o Reino Unido.  

É um livro que nos incomoda. É um livro que nos magoa. É um livro que nos afirma que não se pode só viver da profissão. É um livro que nos alerta para a falta de respeito das entidades empregadoras em Portugal e para o esvaziamento arbitrário do país em conhecimento e capital humano. É um livro que também nos faz sonhar, esses sonhos de tanta gente que ousou ter expectativas de futuro.

Encontramos neste livro retratos de indivíduos desencantados com a realidade do país. A falta de estrutura laboral e opções profissionais, ou a precariedade da actividade laboral são aspectos que contribuem para uma visão pessimista do país. 

Se alguns rejeitam a mobilidade temporária “Regressar e viver em Portugal para sempre já não é uma opção” ou “Portugal é um sítio óptimo para viver e passar férias mas não é um bom sítio para trabalhar”, outros há que equacionam a volta, “Experimentar Londres e voltar se não gostar” ou a revolta de querer voltar mas não poder porque só se tem possibilidades de emprego e realização profissional noutro país: “ Gostava de voltar para Portugal porque tenho saudades, saudades de tudo”.  

Outros ainda deixam-nos um testemunho perturbador por escamotearem a condição humana em que se encontram “Eu não sou emigrante, sou uma trabalhadora no estrangeiro” ou “trabalho numa bolha internacional”.

Estes testemunhos resultam de um projecto de investigação apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Projecto BRADAMO), coordenado pelo Professor Rui Machado Gomes e que envolve vários centros de investigação das Universidades de Coimbra, Lisboa e Porto.

Esta foi uma iniciativa muito oportuna que desbravou caminhos e deixou um vasto espaço para uma análise mais aprofundada deste fenómeno sociológico que é o êxodo da geração de Portugueses e Portuguesas mais qualificada que Portugal alguma vez já teve.

Teresa Pinheiro

 

 

O lançamento do livro “Fuga de Cérebros – Retrato da Emigração Portuguesa Qualificada” teve lugar a 6 de Outubro último na Livraria Bertrand (Picoas Plaza). O Prof. Viriato Soromenho Marques fez a apresentação do livro, escrito no âmbito do projecto de investigação BRADRAMO – “Brain Drain and Academic Mobility from Portugal to Europe” (PTDC/IVC-PEC/5049/2012). A convite da equipa de investigação responsável pelo projecto, a OTC esteve presente, na pessoa da Doutora Teresa Pinheiro, membro da Direcção.