“As Ciências Matemáticas e as Ditaduras no Século XX – A Europa Ocidental, Portugal, e as suas Conexões Atlânticas”
Conferência internacional
Lisboa, 10―12 Dezembro
No ano em que passam 75 anos sobre a sua fundação, a Sociedade Portuguesa de Matemática, promove a realização em Lisboa de uma conferência que aborda um tema de relevante importância: a convivência da Ciência e dos seus agentes mais directos, professores e investigadores, com os regimes ditatoriais que vigoraram na Europa e, em particular no nosso país, no correr dos segundo e terceiro quarteis do século passado, de cariz fascista ou fascizante, parceiros da ditadura genocida nazi dos anos 30 e 40.
A Ciência e as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores científicos, sempre, em qualquer parte do mundo, sofreram a influência dos regimes sócio-políticos instalados. Essa influência, por vezes benigna mas em muitos casos maligna ― restringindo a liberdade de pensamento e expressão, subordinando o ensino e a investigação aos interesses dos poderes e grupos dominantes ― continua a fazer-se sentir nos nossos dias. Essa é uma razão mais que justifica cultivar a memória histórica de tempos difíceis e daí procurar ensinamentos para o futuro.
Esta conferência é bem-vinda e os seus organizadores prestam, com a sua organização, um serviço valioso à sociedade em geral, e, desde logo, aos trabalhadores científicos nossos contemporâneos.
Toda a informação disponibilizada sobre a Conferência pode ser encontrada aqui.