RECOMENDAÇÃO SOBRE A CIÊNCIA E OS INVESTIGADORES CIENTÍFICOS

A CONFERÊNCIA GERAL DA UNESCO APROVA UMA NOVA “RECOMENDAÇÃO SOBRE A CIÊNCIA E OS INVESTIGADORES CIENTÍFICOS”

A Recomendação, aprovada em 13 de Novembro último, na 39ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, vem substituir a “Recomendação sobre o Estatuto dos Investigadores Científicos”, de há já 43 anos. A Recomendação agora adoptada surge na sequência de um processo de revisão amplamente participado que se traduziu em alterações significativas da estrutura e conteúdo do documento e na alteração do próprio título da Recomendação. A Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos que já tinha tido uma intervenção importante na versão de 1974, voltou agora a contribuir para a sua revisão tendo tido o cuidado de chamar as suas associações filiadas, entre elas a OTC, a pronunciar-se sobre o documento. A resposta da OTC à solicitação da Federação Mundial pode ler-se aqui UNESCO RECOMENDATION (OTC).

A Recomendação agora aprovada preconiza a adopção de políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação que “encorajem e apoiem a capacidade dos investigadores científicos para desenvolver trabalho de investigação e desenvolvimento experimental com elevado sentido de responsabilidade para com o homem e o ambiente” e assegurem que as sociedades façam um uso responsável dos conhecimentos científicos de todos os domínios. Sublinha, entre outros aspectos, a necessidade de assegurar a livre circulação de dados científicos, e a necessidade de proporcionar aos cientistas apoio financeiro e institucional adequado.

De quatro em quatro anos um comité especializado da UNESCO procederá a uma avaliação do seguimento dado pelos países membros às medidas preconizadas na Recomendação.

Veja aqui  revised 1974 RECCOMENDATION o texto integral da Recomendação da UNESCO sobre a Ciência e os Investigadores Científicos (versão em língua inglesa).

Image attribution: ©IFLA, licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)