Iniciativa para o Desenvolvimento Verde de Baixo Carbono
APELO CONJUNTO DA FEDERAÇÃO MUNDIAL DOS TRABALHADORES CIENTÍFICOS E DA ASSOCIAÇÃO CHINESA PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA (CAST)
15 de Agosto de 2024, Huzhou, Zhejiang, China
No Simpósio Internacional sobre “Desenvolvimento Verde de Baixo Carbono e a Responsabilidade dos Cientistas”, organizado pela Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos (FMTC) e pela Associação para a Ciência e Tecnologia da China — China Association for Science and Technology (CAST), os participantes analisaram profundamente os graves desafios que a sociedade humana enfrenta no caminho para o desenvolvimento sustentável. Discutiram seriamente as possíveis soluções e formularam esta Iniciativa em prol de um desenvolvimento verde com baixas emissões de carbono.
O desenvolvimento verde de baixo carbono é o único caminho para a humanidade atingir os ambiciosos objectivos da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. O Acordo de Paris estabelece o objectivo de, até 2030, limitar o aumento da temperatura média global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
Actualmente, estamos a aproximar-nos deste limiar crítico, com a temperatura média global em 2023 a ser 1,4°C mais elevada do que a registada na época pré-industrial. Isto indica que nos encontramos num momento histórico decisivo e temos que actuar imediatamente para cumprir os compromissos e evitar as consequências catastróficas das alterações climáticas.
Neste contexto, destaca-se cada vez mais o profundo significado do conceito de que “as águas límpidas e as montanhas exuberantes são bens inestimáveis”. Este conceito realça a importância de equilibrar a protecção ambiental com o desenvolvimento económico e defende a utilização de tecnologias verdes de baixo carbono para liderar a transformação económica, alcançar um ciclo virtuoso de actividade económica e protecção ambiental ecológica, e, promover o desenvolvimento sustentável. A inovação tecnológica é a principal força motriz da transformação ecológica, abrindo um vasto espaço para o desenvolvimento ecológico com baixas emissões de carbono e revelando um grande potencial e esperança, desde os avanços na tecnologia das energias limpas até às inovações na reciclagem de recursos, desde as explorações de ponta na restauração ecológica até às soluções para a fixação do carbono nos oceanos.
Por conseguinte, apelamos à comunidade científica mundial para que enfrente os desafios urgentes das alterações climáticas e do desenvolvimento sustentável. Temos de ultrapassar as fronteiras nacionais e disciplinares, reforçar a abertura, a comunicação e a cooperação, e apoiar a investigação científica e a inovação tecnológica de alto nível para aproveitar a única oportunidade de salvar o planeta e construir um mundo mais unido, pacífico, verde e próspero.
Como diz um ditado chinês, “A viagem pode ser longa e árdua, mas com acções sustentadas, acabaremos por chegar ao nosso destino e abraçar um futuro mais brilhante”. Vamos, com uma firme convicção e esforços incessantes, unir ainda mais as poderosas forças dos trabalhadores científicos por todo o mundo e promover medidas positivas por parte dos países para facilitar o intercâmbio e a aplicação de tecnologias verdes de baixo carbono. Juntos, podemos construir, partilhar e desfrutar de um belo futuro de coexistência harmoniosa entre os seres humanos e a natureza.
Agi agora, trabalhadores científicos de todo o mundo!
15 de agosto de 2024, Huzhou, Zhejiang, China
______________________________________________________
Artigo na página institucional da FMTS-WFSW
EN: https://fmts-wfsw.org/2024/10/call-for-green-and-low-carbon-development/?lang=en
FR: https://fmts-wfsw.org/2024/10/appel-au-developpement-vert-et-bas-carbone/