APELO À ACÇÃO – APELO DE DAKAR

 

Por um projecto global de investigação, urgente e excepcional

Actuemos enquanto ainda é tempo

Apelo à Acção

Aos cientistas, aos governantes e aos cidadãos do mundo

Os signatários apelam ao lançamento de um projecto com um financiamento anual da ordem de 1200 milhares de milhões de euros valor equivalente a cerca de 2% do produto interno bruto (PIB) mundial.

O Clima, a Biosfera, os Oceanos — o Planeta Terra ― está a entrar numa era desconhecida. As condições de vida de todos os seres vivos estão ameaçadas. A longo prazo, é a própria sobrevivência da espécie humana que está em jogo. As ameaças são globais. Requerem o envolvimento de todos e a mobilização de todas as nações, povos e sectores de actividade.

A contribuição da investigação ― incluindo as ciências sociais e humanas — é decisiva para mudar de rumo.

Deve ser criada no seio da Organização das Nações Unidas uma agência, dotada dos necessários meios financeiros e legais vinculativos, para gerir um programa internacional de transição, que inclua projectos de investigação internacionais de dimensão excepcional.

É urgente alcançar um nível excepcional de investimento financeiro estatal, com contribuições nacionais repartidas de acordo com princípios de cooperação e solidariedade, da ordem de 1200 milhares de milhões de Euros (equivalente a 2% do PIB mundial), por forma a mobilizar o potencial científico de todos os países.

No século XXI, a preservação do sistema terra e dos recursos comuns da humanidade, o bem-estar sustentável e a satisfação das necessidades de todos os seres humanos, deverão guiar a conduta da comunidade científica e, para lá dela, de toda a comunidade humana.

Dirigimos aos cientistas de todos os países o apelo a um compromisso pessoal e colectivo, para cooperar e contribuir para estes objectivos e construir um poderoso movimento internacional para os alcançar.  

Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos (FMTC) 

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

NOTA EXPLICATIVA — Recolha de assinaturas

A 22ª Assembleia Geral da Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos que teve lugar em Dakar, Senegal, em Dezembro último, decidiu lançar um alerta solene aos governantes, à comunidade científica mundial e a todos os habitantes do Planeta, para a necessidade de serem encontradas, debatidas e levadas à prática no mais curto prazo de tempo, medidas susceptíveis de combater eficazmente os efeitos da grave crise ambiental, com consequências trágicas para a Humanidade que se fazem sentir já hoje e que tenderão a agravar-se no futuro. O texto aprovado em Dakar pode ler-se no nosso site: Apelo de Dakar. Ao mesmo tempo foi decidido redigir um texto mais curto para efeitos de difusão alargada. É esse texto mais curto que aqui se apresenta, traduzido para português. A Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos, na qual a OTC está filiada, entende partilhar a responsabilidade da difusão em Portugal daquele texto que é em si mesmo um “Apelo à Acção”, acção para cujo desenvolvimento o contributo da Ciência e dos trabalhadores científicos é indispensável e insubstituível.

A FMTC criou uma página na internet cujo endereço é http://researchforplanet.net. Nessa página é possível aderir a título individual à campanha de sensibilização traduzida no “Apelo”.

Ainda uma nota final: o montante de 1200 milhares de milhões de euros é inferior ao montante da despesa militar global do conjunto dos Estados do Planeta que, de acordo com o Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI) ultrapassou 1500 milhares de milhões de euros em 2017. De notar ainda que, no que respeita ao 9º Programa Quadro de Investigação e Inovação ― principal instrumento de cooperação inter-Estados membro da União Europeia, que contempla algumas das questões-chave levantadas no Apelo de Dakar — não se prevê, no plano financeiro, mais do que um montante próximo de 100 mil milhões de euros, a distribuir ao longo de sete anos.

A Direcção   

 

1 Trackback / Pingback

  1. DAKAR CALL TO ACTION: TO ACT WHILE THERE IS STILL TIME – OTC

Comments are closed.