![APELO PAZ FMTC](https://otc.pt/wp/wp-content/uploads/2024/10/APELO-PAZ-FMTC-678x381.jpg)
APELO DA FMTC À PAZ, DESARMAMENTO E COOPERAÇÃO, PARA TORNAR POSSÍVEL UM FUTURO VIÁVEL PARA A HUMANIDADE NO PLANETA TERRA
O risco de possível eclosão de uma guerra nuclear total não pode ser excluído, com as terríveis consequências que teria para a sustentabilidade da vida na Terra, à excepção, possível, das mais primitivas formas de vida. Admitindo a possibilidade, hoje real, de um tal desastre, apelamos a todos os Trabalhadores Científicos para que se envolvam num debate livre e sério sobre as origens da ameaça e as medidas que devem ser tomadas para a evitar.
Actualmente, há acesos conflitos armados em diferentes partes do mundo, com o envolvimento de cerca de cinquenta Estados. Esses conflitos estão a causar extremo sofrimento a milhões de seres humanos, desde logo, refugiados, e centenas de milhares de mortos entre a população civil. A destruição massiva de infra-estruturas é, em todos os casos, forte motivo de preocupação. Em particular, combates nas proximidades de centrais nucleares que ponham em risco a sua integridade, podem ter consequências para a vida humana e para o meio ambiente, como um todo, de longo prazo e grande extensão. Uma consequência particularmente grave dos conflitos, que se prolongam nalguns casos há décadas, é a deslocação forçada de pessoas. As guerras no Sudão e na República Democrática do Congo obrigaram à deslocação de cerca de 14 milhões de pessoas e de vários milhões em Gaza e na Ucrânia, entre outros. Neste contexto, é necessário salientar que graves violações do direito internacional humanitário e dos direitos humanos, são frequentes na maior parte dos conflitos armados actuais.
Quando se lida com ameaças iminentes é obrigatório salientar que, nos nossos dias, as alterações climáticas, que se fazem sentir de diferentes formas – aquecimento global, acidificação dos oceanos, fusão dos glaciares, e outras — são uma nova fonte de conflitos e uma causa, tal como a guerra, de deslocações forçadas, privações e morte prematura. A contribuição dos militares para as emissões de gases com efeito de estufa é estimada em cerca de 5,5% do total, incluindo-se aí a utilização directa dos equipamentos militares em teatros de guerra; a manutenção e operação de rotina de bases militares; a indústria de armamento e a extracção das matérias-primas utilizadas por essa indústria. E, por último, mas com não menos importância, as emissões resultantes dos trabalhos de reconstrução das muitas instalações civis objecto de destruição maciça.
Produção de armas e guerras são incompatíveis com o sucesso dos esforços de mitigação das alterações climáticas. O sucesso dependerá da substituição da concorrência feroz por cooperação. Não pode ser o resultado de medidas isoladas tomadas por poderes individuais. O mesmo se aplica aos esforços de construção da paz.
Por outro lado, a sobrevivência dos seres humanos depende também de uma transformação social radical. Torna-se urgente a transição do sistema económico actual, baseado na corrida ao lucro, para outro modelo que introduza a justiça ecológica e social, abolindo a guerra e a injustiça.
Uma coisa é certa: prosseguir no caminho que se define por “business as usual” – o que inclui a guerra – é em si mesmo uma ameaça existencial para a humanidade. A sobrevivência dependerá de mudanças sociais radicais no sentido de uma distribuição mais equitativa da riqueza, da abolição da guerra e do estabelecimento da paz.
A Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos apela aos trabalhadores científicos, enquanto cidadãos responsáveis e preocupados, para contribuírem para que as mudanças sociais imperiosamente necessárias possam ter lugar.
FMTC – Huzhou, 16 de Agosto de 2024
____________________________________________________________
NOTA OTC SOBRE A COMPOSIÇÃO DA IMAGEM DE TOPO
Na imagem, ao centro, Frédéric Joliot-Curie, prémio Nobel da Química, primeiro presidente da Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos e presidente do Conselho Mundial da Paz; Linus Pauling, Prémio Nobel da Química e Prémio Nobel da Paz, numa manifestação pela proibição dos ensaios de armas nucleares. Em baixo, à direita, imagem de uma palestra numa escola secundária sobre os perigos das armas nucleares. Em cima, à esquerda, um carro de combate em acção; em baixo, uma coluna de refugiados. À esquerda, em cima, ao centro, uma imagem documenta a destruição de um núcleo urbano; à direita, a imagem de uma paisagem lembra os efeitos das alterações climáticas.
____________________________________________________________
Documento PDF (Inglês): 96CE-22ENWG1-Declaration_IS240909-241016
Artigo na página institucional da FMTS-WFSW:
EN: https://fmts-wfsw.org/2024/10/wfsw-appeal-for-peace-and-cooperation/?lang=en
FR: https://fmts-wfsw.org/2024/11/4012-appel-de-la-fmts-pour-la-paix-et-la-cooperation/