AMÉRICA LATINA: Trabalhadores Científicos

Constituída a
Federación Latinoamericana de Trabajadores Científicos
(FedLaCI)

Teve lugar no passado dia 18 de Setembro o “20 Foro Latinoamericano de Trabajadoras y Trabajadores Científicos”, iniciativa conjunta  da Federación de Sindicatos  de Docentes Universitarios de América del Sur (FESIDUAS)  e da Federación Mexicana de Científicos
Na reunião, que decorreu à distancia, via zoom, foi decidida a constituição da nova estrutura associativa designada por Federación Latinoamericana de Trabajadores Científicos (FedLaCI) cuja criação vinha sendo contemplada há algum tempo já. Foi assim dado um passo, em nosso entender, de grande importância, para o desenvolvimento da cooperação entre associações representativas de trabalhadores científicos naquela região do globo, o que poderá dar um novo impulso à luta que importa travar por melhores condições de vida e trabalho daqueles profissionais.
A FESIDUAS está filiada na Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos e é representada no Conselho Executivo da Federação Mundial pelo Colega Marcelo Gonzalez Magnasco. No Fórum referido acima, Marcelo Magnasco, de nacionalidade argentina, foi designado Presidente da nova estrutura associativa (FedLaCI). Marcelo Magnasco esteve em Lisboa por ocasião do XIII Congresso da FENPROF, em Junho de 2019, no qual a OTC esteve também representada. Nessa ocasião, participou no Seminário Internacional organizado pela Federação Nacional dos Professores e na reunião com as três associações nacionais filiadas na Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos — ABIC, FENPROF e OTC —que teve lugar imediatamente antes com a presença do Prof. Jean-Paul Lainé, Presidente da Federação Mundial.
Marcelo Magnasco informa-nos que a nova Federação, FedLACI, possui já dois polos ou sedes, além do de Buenos Aires, respectivamente, no México e no Equador, estando-se a trabalhar para abrir outros. Pela nossa parte, saudamos a intenção manifestada pelo Presidente Marcelo Magnasco de estabelecer laços de estreita cooperação entre a nova Federação Latinoamericana de Trabalhadores Científicos e a Federação Mundial assente numa evidente comunhão de interesses.

Os organizadores do Fórum a que nos vimos referindo, convidaram Jean-Paul Lainé a dirigir-se aos participantes numa breve intervenção que pode ser lida aqui (versão original) (trad. português).
A fechar, parece-nos útil aproveitar a oportunidade para divulgar a informação que possuímos sobre a natureza da FESIDUAS, uma das duas entidades envolvidas na organização do Fórum.
Assim, a FESIDUAS, Federación de Sindicatos de Docentes Universitarios de América del Sur, é constituída por organizações sindicais ou profissionais que representam pessoal docente e investigador das instituições de Ensino Superior universitário da América do Sul. Compreende também organizações da mesma natureza que além de representar aqueles grupos profissionais, incluem nos seus estatutos a representação de pessoal administrativo e não docente, como acontece entre nós com a OTC.

24 de Novembro de 2020