MESA-REDONDA OTC

Vídeo já disponível  

Repensar a Energia

A Transição Energética Necessária

A Mesa-Redonda de Outono-2019, da OTC, teve lugar no passado dia 27 de Novembro no Auditório Professor Adérito Sedas Nunes, gentilmente cedido pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. O tema escolhido foi a Energia nas várias vertentes que lhe estão associadas e pesam na vida das sociedades humanas ― do abastecimento ao consumo ― tendo em especial atenção as consequências económicas e sociais das escolhas que são feitas naquelas vertentes: como aceder à energia e como a consumir. Em pano de fundo, nesta problemática, surge com particular acuidade a questão de conhecer os impactos presentes sobre o Sistema-terra e procurar avaliar a sua evolução futura, esta em boa medida dependente das opções que hoje formos tomando, quanto às fontes da energia que utilizamos e às formas de consumo que prevalecerem, não já no longo prazo mas no curto e no médio prazos. Sem esquecer, neste contexto, a profunda e crescente desigualdade de condições de vida em sociedades menos desenvolvidas e em sociedades mais desenvolvidas, e mesmo no interior destas.

A OTC entende que é este um domínio de interesses que deve tocar e merecer a atenção de investigadores e trabalhadores científicos, em geral. Vozes respeitáveis têm-se feito ouvir, já de alguns anos a esta parte e com crescente frequência, que enfaticamente sublinham a importância do trabalho científico, da Ciência e da Tecnologia, na procura de soluções de sustentação dos equilíbrios naturais ameaçados, postos em causa por um crescendo das actividades humanas. Procura-se um caminho de desenvolvimento sustentável que não poderá encontrar-se sem a contribuição da Ciência.

Intervieram na Mesa-Redonda, a convite da OTC, Demétrio Alves, Investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa e Consultor da Associação de Municípios da Região de Setúbal; Fernando Paulo Sequeira, Consultor de Política Energética; e Ricardo Aguiar, ex-Investigador do INETI e do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, actualmente Investigador da Direcção-Geral de Energia e Geologia.

O Eng.º Demétrio Alves deu à sua intervenção o título “Transição Energética Neoliberal”. O Eng.º Fernando Sequeira debruçou-se sobre energia e desenvolvimento, as potencialidades e os constrangimentos, num contexto que conjuga energia e soberania nacional. O Doutor Ricardo Aguiar elucidou os presentes sobre as grandes linhas estratégicas e as fontes e tecnologias energéticas a usar para respeitar o compromisso nacional de atingir a neutralidade carbónica em 2050, no espírito dos Acordos de Paris, compromisso subjacente ao “Roteiro para a Neutralidade Carbónica” desenhado pelo governo. Neste contexto expôs a visão orientadora do “Plano Nacional Energia-Clima 2030” desenvolvido em coerência com aquele roteiro.

As exposições do Engº Demétrio Alves e do Doutor Ricardo Aguiar foram ilustradas com a projecção de diapositivos. A apresentação do Engº Demétrio Alves pode ver-se aqui em formato pdf.

As três apresentações, com notável conteúdo informativo, foram seguidas de debate, com questões levantadas pela assistência, que enriqueceu significativamente a sessão. Os trabalhos, concluídos pelas 19h30, foram objecto de gravação de imagem e som, que será posta em linha brevemente.

A Mesa foi coordenada pela Professora Doutora Ana Maria Silva, da Universidade de Évora, membro da Direcção da OTC

1 Trackback / Pingback

  1. REPENSAR A ENERGIA – VÍDEO – OTC

Os comentários estão encerrados.