MANUEL RIBAU TEIXEIRA

Manuel Ribau Teixeira
(1936-2021)
IN MEMORIAM

Manuel Ribau Teixeira, amigo e consócio, deixou-nos no passado dia 12 do corrente mês de Dezembro. É com sentido pesar que aqui recordamos o colega que nos acompanhou durante longos anos, lembrando a humanidade, carácter impoluto e excepcional simpatia do homem, e o mérito do trabalhador científico, demonstrado ao longo de uma carreira que iniciou no Serviço de Investigação de Física do então Laboratório de Física e Engenharia Nucleares da Junta de Energia Nuclear, onde ingressara em 4 de Janeiro de 1965. A actividade profissional de Manuel Ribau Teixeira centrou-se na investigação e desenvolvimento experimental de lasers e na exploração das suas aplicações, designadamente, industriais. Ao longo dos anos, o grupo de investigação a que pertencia que nascera no LFEN, já referido, transitou em fins dos anos 70 para o então criado Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, que absorveu as estruturas técnico-científicas do LFEN, e, no início dos anos 90, para o Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, sucessor daquele. O primeiro protótipo de um laser de dióxido de carbono para fins industriais, desenvolvido em Portugal, deve-se ao grupo dirigido por Manuel Ribau Teixeira.

Em 2011, a “Gazeta de Física” publica um extenso artigo onde se revêem os principais desenvolvimentos na história do laser em Portugal ao longo de 50 anos.[i] A convite da revista, Manuel Ribau Teixeira, então já aposentado, é o coordenador do artigo que revela a sua vasta experiência no domínio científico em que se especializou e o valioso e multiforme legado de uma longa e rica actividade profissional de investigador.

Manuel Ribau Teixeira que completara 85 anos de vida em 22 de Setembro último, era um dos associados mais antigos da Organização dos Trabalhadores Científicos onde se inscreveu em 14 de Dezembro de 1974. Esteve assim connosco ao longo de 47 anos.

Na Assembleia Geral extraordinária da nossa associação de Setembro de 2013, Manuel Ribau Teixeira foi eleito Secretário da Mesa da Assembleia Geral, integrando assim os Órgãos Sociais da OTC no biénio 2012-2014.

Manuel Ribau Teixeira era Doutor em Física pela Universidade de Lisboa. Foi Professor Convidado do Departamento de Física da Universidade Nova de Lisboa, entre 1985 e 2000, responsável pelas disciplinas de Óptica e Optoelectrónica, da Licenciatura em Engenharia Física daquela Universidade.

A fotografia acima, datada de 1987, mostra um pormenor da confraternização de associados da OTC num jantar comemorativo do aniversário do 25 de Abril de 1974.

Frederico Carvalho

[i] “Os 50 anos do laser em Portugal”, M. Ribau Teixeira, G. Figueira, J. Mendanha Dias, D. Liang, A. Pereira Leite, H. Crespo, Gazeta de Física, Vol.14, Fascículo 1 (I Parte) e Fascículos 3&4 (II Parte), 2011