“Investigação confinada, bolsa prorrogada”
A OTC participou, com a ABIC, no protesto dos bolseiros de investigação científica pela prorrogação de todas as bolsas que a situação pandémica em que vivemos inteiramente justifica. O protesto decorreu frente ao Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior (MCTES), em Lisboa, no passado dia 14 de Junho, um dia antes da data-limite para a aprovação do regulamento que previa a concessão de apoios excepcionais.
A ABIC organizou protestos em Lisboa, Porto e Coimbra para reivindicar o prolongamento por três meses de todas as bolsas de investigação ou por mais longo prazo consoante as situações.
******
O segundo confinamento devido à pandemia de COVID-19, que marcou o início de 2021, veio atrasar o trabalho científico dos investigadores bolseiros, que, após reuniões com o ministro da Ciência, Manuel Heitor, ficaram a aguardar a prorrogação das bolsas que ficara acordado em Maio. Num período marcado por avanços e recuos contínuos e pela inexistência de respostas às reais necessidades dos bolseiros, estes viram o seu trabalho e as suas vidas ficar em suspenso durante vários meses.
A ABIC, como a OTC, contestam a alternativa decidida pelo Governo de atribuição de bolsas “excepcionais” aos bolseiros directamente financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (o que corresponde a 8.000 bolseiros, 60% do total de bolseiros no país, deixando de fora cerca de 5.300 outros) por considerar que, esta, não é mais do que a criação de um mecanismo desnecessariamente burocrático, que, no final, se traduzirá na exclusão de um elevado número de investigadores bolseiros. (https://abic-online.org/…/informacao-actualizada…/)
No sentido de dar visibilidade ao modo como o confinamento afectou o trabalho e as vidas dos bolseiros de investigação, muitos bolseiros participaram na campanha online “Investigação confinada, bolsa prorrogada”, através da partilha de testemunhos e protestos (https://forms.gle/EsLT86z9r67ACzYB6), que terminou naquele dia 14 de Junho.
******
A OTC fez-se representar no protesto pelo colega Nuno Canha, membro da Direcção, que salientou na sua intervenção: “…a comunidade científica mobilizou-se e participou activamente na luta contra o COVID-19, dando ferramentas e estratégias para ultrapassarmos um dos primeiros grandes desafios do século XXI que a população mundial enfrenta…”. Dessa comunidade científica fazem parte os bolseiros de investigação que se manifestam agora frente ao MCTES “…pela prorrogação imediata de todas as bolsas para minimizar o impacto que o segundo confinamento teve na vida de todos os que fazem ciência em Portugal.”
______________________________________________________________________
Intervenção da OTC no
Protesto pela prorrogação de todas as bolsas
14 Junho 2021
A OTC – Organização dos Trabalhadores Científicos – está hoje aqui presente para demonstrar todo o seu apoio a todos os bolseiros que se encontram hoje numa situação difícil devido aos constrangimentos que a pandemia de COVID-19 impôs a todos e a todas.
Infelizmente, uma constante e das poucas certezas que temos em relação à carreira científica em Portugal é a instabilidade. Esse é um facto que corrói um dos pilares basilares de qualquer sociedade, que lhe permite ser resiliente, inovadora e transformadora.
Esta pandemia veio demonstrar isso mesmo: a comunidade científica mobilizou-se e participou ativamente na luta contra o COVID-19, dando ferramentas e estratégias para ultrapassarmos um dos primeiros grandes desafios do século XXI que a população mundial enfrenta.
Por isso mesmo, é imprescindível fornecer as condições de trabalho adequadas a todos os que fazem ciência. Os confinamentos, se necessários para conter a propagação da pandemia, vieram também impedir que muitos bolseiros realizassem os seus planos de trabalho, tanto no laboratório, bem como no trabalho de campo, ou até em casa devido às situações familiares.
Uma situação excecional como esta não se coaduna com as diligências burocráticas que, em vez de resolver expeditamente a situação de tantos e tantas bolseiras para concluir os seus planos de trabalho, apenas aumentam a entropia e enfraquecem a ciência que fazemos.
Nesse sentido, a OTC junta-se a todos vós no apelo à prorrogação imediata de todas as bolsas para minimizar o impacto que o segundo confinamento teve na vida de todos os que fazem ciência em Portugal.
Investir na ciência será sempre investir no nosso futuro enquanto sociedade.
______________________________________________________________________
O “Regulamento de atribuição de bolsas excepcionais para mitigação de impactos da COVID-19 nas actividades de investigação” (Regulamento n.º 560-A/2021 – DRE) aí está, publicado a 17/06/2021, assinalando a entrada em acção dos zelosos vigilantes da burocracia oficial. Bolsas “excepcionais” para bolseiros cansados de o ser. E toca a concorrer que a “janela” fecha a 1 de Julho.