COP28 (DUBAI): RAZÕES DE UMA AUSÊNCIA

DECLARAÇÃO POR OCASIÃO DA COP 28 SOBRE AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

A Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos (FMTC), que reúne organizações e personalidades conscientes das suas responsabilidades colectivas e individuais, bem como do papel da ciência e da tecnologia e da influência dos líderes políticos e económicos, conduz reflexões e acções multissectoriais destinadas a dar prioridade a um desenvolvimento pacífico e sustentável das sociedades humanas.

A FMTC defende a intensificação das colaborações no seio da comunidade científica mundial para responder aos desafios urgentes que a humanidade enfrenta, incluindo as ameaças iminentes de guerra generalizada, as alterações climáticas e a desestabilização da biosfera, tanto nos continentes como no domínio marinho.

Em primeiro lugar, a procura da paz exige reduzir as motivações e os teatros de guerra, limitar a produção e parar a proliferação de armamentos, e pôr fim à guerra económica e à expansão desenfreada dos mercados.

A realização destes objetivos passa pelo reforço da cooperação internacional em matéria de investigação e desenvolvimento, com o objectivo de:

  • Adoptar uma abordagem coordenada de combate às alterações climáticas, à desertificação e à redução da biodiversidade;
  • Responder urgentemente à necessidade de abandonar os combustíveis fósseis e aumentar a utilização de energias renováveis;
  • Assegurar o acesso de todas as populações aos bens essenciais como água, alimentos e medicamentos;
  • Controlar melhor, em cada país, a exploração mineira e a exploração das terras agrícolas e da floresta;
  • Transformar os modos de produção, de consumo, de troca, planeamento urbano e investimento, preservando os recursos físicos e biológicos e respeitando os trabalhadores e as comunidades.

No entanto, a COP 28, que se realiza de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023 no Dubai, Emirados Árabes Unidos, parece estar muito longe destes objectivos por várias razões.

  • Em primeiro lugar, a sua gestão e organização foram confiadas a empresas que estão atualmente entre as que mais contribuem para as alterações climáticas à escala mundial.
  • Em segundo lugar, a agenda proposta não aborda convenientemente os desafios cruciais acima descritos.

A este respeito, ao mesmo tempo que anuncia a sua não participação, a FMTC apoia a participação das ONG que defendem um modelo de desenvolvimento alternativo e uma nova ordem económica mundial menos injusta e mais sustentável. A FMTC apela à COP para que imponha constrangimentos económicos reais aos países, em particular aos mais ricos, e às empresas transnacionais, que os levem a comprometer-se seriamente com aquelas opções alternativas, quase existenciais para a humanidade e o conjunto dos seres vivos.

Paris, 5 de Dezembro de 2023
A Presidência da FMTC

Tradução do francês: Elisabete Nunes
Revisão: Frederico Carvalho

___________________________________________
Versão em Francês e em Inglês na página institucional da Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos.
FR: https://fmts-wfsw.org/2023/12/declaration-a-loccasion-de-la-tenue-de-la-cop-28-sur-le-climat/.
EN: https://fmts-wfsw.org/2023/12/declaration-on-the-occasion-of-the-cop-28/?lang=en