97º Conselho Executivo da FMTC

 

 

O 97.º CONSELHO EXECUTIVO DA
FEDERAÇÃO MUNDIAL DOS TRABALHADORES CIENTÍFICOS

Nos dias 26 e 27 de Novembro teve lugar a 97.ª reunião do Conselho Executivo (CE) da Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos (FMTC). A reunião realizou-se a distância, por videoconferência. Na mesma semana, nos dias 28 e 29, teve lugar um Simpósio Regional em Rabat, Marrocos, subordinado ao tema «Ciência Aberta e Democratizar a Ciência», numa iniciativa da FMTC em parceria com a UNESCO. Por este motivo, alguns dos membros do CE, como os co-Presidentes Jean-Paul Lainé e Elies Molins e o Secretário-Geral Jamal Sebbani, participaram presencialmente em Rabat, durante a realização do CE. Estiveram também em Rabat os coordenadores do Sector UNESCO da Federação Mundial e co-organizadores do evento, Josette Rome-Chastanet, Jamal Sebanni, Mehdi Lahlou e Marc Delepouve.

Os trabalhos do CE desdobraram-se em quatro sessões, com uma duração total de oito horas. Este desdobramento resultou da necessidade de criar condições aceitáveis para permitir a participação de representantes de associações filiadas de vários continentes, da China ao Canadá e à América do Sul, tendo em conta as grandes diferenças de fuso horário.

Na reunião do CE de Novembro participaram delegações das três associações portuguesas filiadas na FMTC — OTC, FENPROF e ABIC. A representar a OTC estiveram Frederico Carvalho, Maria Elmina Lopes e Joana Santos, que integram formalmente o CE da FMTC. A ABIC foi representada pela colega Rita Reis e a FENPROF pela colega Marta Pereira, que substituiu o colega André Carmo.

Participaram também representantes de associações de trabalhadores científicos da Argentina, China, Espanha, França, Marrocos, Rússia, Senegal, entre outros países.

A diversidade das associações presentes constituiu uma das principais mais-valias das reuniões deste CE, reflectindo-se em intervenções que deram conta dos sucessos e dificuldades das actividades desenvolvidas pelas associações filiadas, em contextos distintos, em vários países e regiões do mundo. Foram igualmente expostas as preocupações dominantes relativamente às condições de vida e de trabalho dos trabalhadores científicos nesses países e regiões.

Foram ainda abordadas questões centrais como: políticas científicas, o livre acesso aos resultados do trabalho de investigação — a Ciência Aberta —, a situação das mulheres cientistas, as instabilidades geopolíticas que constituem obstáculos à cooperação entre trabalhadores científicos, a problemática da energia e os tímidos esforços de mitigação das alterações climáticas que, a par das questões da Paz e do desenvolvimento desigual, comprometem avanços reais na prossecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas.

Nesta breve informação sobre os trabalhos do 97.º CE, destacamos alguns dos aspectos e intervenções mais relevantes. Desde logo, no início dos trabalhos, as importantes intervenções de abertura dos co-Presidentes Jean-Paul Lainé e Elies Molins.

Durante a sessão dedicada aos grupos de trabalho e sectores da Federação, Frederico Carvalho apresentou, em inglês e francês, uma contribuição para debate sobre «Ciência e Paz», em nome do Grupo de Trabalho 1 — «Paz, Desarmamento e Cooperação». Desta intervenção resultou a proposta de um apelo da Federação aos trabalhadores científicos pela Paz. Esta proposta foi aprovada na sessão de encerramento e encontra-se já publicada nos sites da OTC e da FMTC:

«Aos trabalhadores científicos profissionalmente empenhados e socialmente responsáveis»: https://otc.pt/wp/2025/02/11/apelo-a-paz-appel-a-la-paix-appeal-for-peace/
«WFSW Appeal for Peace to Professionally Committed and Socially Responsible Scientific Workers»: https://fmts-wfsw.org/2025/01/wfsw-appeal-for-peace/?lang=en

Relativamente ao regulamento interno, enviado a todos para comentário e aprovação na última sessão do CE, continuaram a emergir questões delicadas. Perante a discussão e as sugestões apresentadas — incluindo a necessidade de adaptar os Estatutos da Federação — Pascal Janots sugeriu que a tarefa de revisão dos Estatutos fosse atribuída ao Grupo 6 – Regulamento Interno da Federação”, propondo ainda que este grupo fosse reestruturado para apresentar um documento final a enviar aos membros do CE para análise e aprovação no próximo CE presencial e posteriormente ratificado na Assembleia Geral de 2026.

Na última sessão foi ainda abordado o futuro da Federação, tema trazido a discussão por diversas vezes devido à sua importância. Reconheceu-se a necessidade de nomear coordenadores para o novo grupo de trabalho dedicado a esta questão. Apesar das limitações impostas pelo trabalho a distância, recorrendo a meios informáticos — em especial nas reuniões híbridas —, o 97º Conselho Executivo da FMTC revelou-se proveitoso e abriu caminho a perspectivas positivas para o desenvolvimento futuro da acção da Federação Mundial.

Conforme aprovado na Assembleia Geral de Marraquexe, em Maio de 2022, realizada presencialmente, passaram a efectuar-se dois Conselhos Executivos por ano, dos quais um será presencial. O 98.º e próximo Conselho Executivo, de carácter presencial, terá lugar em Paris, de 9 a 13 de Junho de 2025. A próxima Assembleia Geral deverá realizar-se em 2026 num país da América Latina, a definir.

_________________________________________________

Artigo na página institucional da FMTS-WFSW, EN: https://fmts-wfsw.org/2025/04/97th-executive-council-of-the-wfsw/?lang=en